TRT da 21ª Região (RN) anula falso contrato temporário e reconhece estabilidade de gestante

Facebook
Twitter
LinkedIn

Segundo desembargadores, não houve respeito aos requisitos formais do contrato 

31/01/2022 – A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) anulou o contrato temporário de empregada grávida, reconhecendo o direito dela à licença maternidade e ao recebimento de indenização referente aos nove meses de estabilidade não usufruída.

O desembargador Eduardo Serrano da Rocha, relator do processo no TRT-21, afirmou que, no caso, “a contratação se deu sem observância dos requisitos formais do contrato de trabalho temporário (Lei n.º 6.019/74)”.

Ele destacou o fato do contrato de trabalho temporário ter sido firmado com o Frigorífico Industrial Vale do Piranga S.A. em abril de 2020. Isso após a assinatura da CTPS e o começo da prestação de serviço da autora do processo como promotora de vendas, em janeiro daquele ano.

No recurso ao TRT-21, a empresa alegou ser incabível a estabilidade provisória destinada às gestantes, solicitada pela  empregada, devido à natureza temporária do contrato de trabalho terceirizado.

No entanto, para o desembargador Eduardo Serrano da Rocha, dentro das exigências no artigo 11 da Lei do Trabalho Temporário, “tendo a avença sido formalizada apenas à época da dispensa da empregada”, ficou caracterizada a irregularidade do contrato temporário.

Além disso, o contrato  prevê expressamente a prorrogação automática após o prazo inicial de um ano. O que, de acordo com o magistrado, “descaracteriza o requisito da necessidade transitória de pessoal permanente ou do acréscimo extraordinário de serviços (art. 2º, “caput” e §2º, da Lei n.º 6.019/74)”.

A decisão da Segunda Turma do TRT-21 foi por unanimidade e manteve o julgamento inicial da 3ª Vara do Trabalho de Mossoró.

Fonte: https://www.trt21.jus.br/index.php/noticias/noticia/trt-rn-anula-falso-contrato-temporario-e-reconhece-estabilidade-de-gestante

Veja Mais Notícias

Renovou anuidade junto à ABTD/PR

Participando de eventos, workshops e congressos organizados pela ABTD do Paraná, sua equipe poderá se manter atualizada sobre as últimas tendências e

Renovaram anuidade junto à ABTD/PR

Sempre nos perguntam como iniciamos a ABTD/PR- Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná e queremos contar para vocês um pouco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VANTAGENS DE SER UM ASSOCIADO!

Associe-se à ABTD/PR – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná, que há mais de 23 anos atua no desenvolvimento de pessoas.

Faça sua verba de treinamento valer mais!

Preencha o formulário e receba uma proposta para se tornar um associado à ABTD/PR!